A roupa ideal para dança do ventre!
- Kamila Nunes
- 4 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Quando pensamos em dança do ventre logo vem a cabeça aquelas roupas magníficas, cheias de bordados, rendas e pedrarias porém antes de tudo precisamos pensar na roupa que usaremos em sala de aula! Sim ela é muito importante! eu sou a favor do combo calça legging (ela deixa os movimentos soltos, não aperta e deixa evidente os movimentos das pernas para podermos ajustar os movimentos e executa-los de maneira correta) + Lenço de quadril (o lenço é mega importante nas aulas - não serve só por ser bonito, acredite - ele marca e acentua o quadril e nos auxilia a enxergar o movimento com mais clareza) + Top/ Croped (gente dança do ventre, uma hora ou outra, vai deixar sua barriga de fora e em evidencia então já é melhor se acostumar com sua amiga em sala de aula, mesmo porque muitos dos movimentos precisam da visão da barriga para serem executados corretamente).
Aqui vai uma foto de como faço minhas aulas:

Outra opção para as aulas que eu acho muito legal são os macacões de ginástica, que são coladinhos então dá pra ver bem o desenho do movimento no corpo e não prendem o movimento.
Uma outra questão são os pés: usar ou não usar sapatilha?
Aqui o que vai mandar é como a sua professora encara a dança, algumas professoras não deixam usar de jeito nenhum, já outras deixam e minha opinião é: respeite a sua professora! Eu particularmente gosto de usar a sapatilha em aula pois eu sinto mais facilidade para fazer giros, pois ela escorrega mais, porém no ano passado eu fiz praticamente o ano inteiro aulas descalça pois não usaríamos nem sapatilha e nem sapato na nossa mostra anual e fez bastante diferença. O pé engrossa? SIM. Dá calo? DÁ. Dá bolha? DÁ. Mas para dançar bonito e descalça amiga, sinto lhe informar, mas tem que treinar descalça. Fazer aula de sapatilha na minha opinião é mais confortável, mas para dançar bonito e descalça tem que fazer aula descalça também.
Outro ponto a ressaltar nas aulas: O CABELO
Não tem jeito, o ideal é fazer aula de cabelo solto, de brinco, pulseira e tudo o mais. É difícil eu sei, ainda mais com as altas temperaturas que estamos enfrentando, mas é importante conhecer o balanço, o peso e o calor da cabeleira para quando for dançar "pra valer" tudo isso não te atrapalhar :)
Agora sim, você já faz aulas a tempos e agora vai dançar pra valer! vai fazer o seu solo! (vou falar de roupas para apresentações solo viu meninas? afinal em danças de grupo devemos sempre ver o grupo em si e deixar um pouco de lado nossas preferências pessoais). Aqui em baixo tem algumas dicas bem legais de como encontrar modelos ideais dependendo do nosso tipo físico que tirei do site da central dança do ventre:
Quadril Grande: *Saias: As indicadas para esse tipo de corpo são aquelas com poucas camadas de tecidos finos e com bom caimento, que não sejam armados. Evite modelos com volume, convém usar aqueles com os cortes retos até os pés, o modelo EVASÊ é o ideal. Evite também cores muito vibrantes e grandes estampas, para disfarçar o quadril largo, o ideal é optar por cores mais escuras e estampas discretas.
*Cinturões: Os modelos que mais combinam com esse tipo de corpo são aqueles com cortes retos, mais finos e com poucas franjas. De preferência aqueles com fechos na parte de trás.
Quadril Pequeno: *Saias: Tecidos armados e com bastante volume são bem vindos, especialmente em varias camadas ou plissados. Quem tem o quadril estreito pode aumenta-los usando um corte GODÊ ou até mesmo o GODÊ PONCHE (Godê Duplo). As cores podem ser mais vivas e as estampas grandes estão liberadas.
*Cinturões: Os indicados são aqueles um pouco mais largos e com franjas mais volumosas. Os modelos com tecidos de amarrar nas laterais ficam lindos, especialmente quando cortados em formas de cachos.
Seios Grandes: Os modelos de tops indicados para diminuir o volume do peito são aqueles em cores discretas, que ofereçam uma boa sustentação e com alças largas. Pouco bordado e cores mais escuras, evitando as estampas também ajudam a disfarçar.
Seios Pequenos: Tecidos drapeados, bojos com espuma, cores vibrantes, estampas e bordados com pedrarias, bem como os modelos tomara que caia e frente única aumentam o volume dos seios.
Os figurinos ideais para cada tipo de corpo:

Corpo Ampulheta: Também conhecido como corpo VIOLÃO é aquele com a cintura fina e bem marcada, com ombro e quadril proporcionais. Quase todos os tipos de trajes ficam bem nesse manequim, apenas convém não exagerar nos detalhes só na parte de cima ou só na parte de baixo, para não criar a ilusão de que algo esta maior, desproporcional.
Corpo Triangulo Invertido: Quadril pequeno e ombros largos. Para esse tipo de corpo o ideal são os tops com alças mais fininhas ou modelos tomara que caia, com bordados e estampas discretas. Já na parte de baixo, são bem vindas as saias com volumes e detalhes como babados, drapeados e cinturões com franjas que aumentam o quadril e ajudam a equilibrar o desenho do corpo.
Corpo Triângulo/Pera: Busto pequeno e mais volume no quadril. Seguindo as dicas para disfarçar os quadris largos, a bailarina pode também criar a ilusão de um peito maior usando bojos com espuma. Os modelos tomara que caia, frente única, tecidos drapeados e peças com muito bordado também são indicados.
Corpo Retângulo: Pouca cintura com formas mais retas tanto no busto quanto no quadril. A ideia para esse tipo de corpo é criar curvas na silhueta. Então são indicados os trajes com estampas alegres e cores vibrantes. As dicas para quadris pequenos são bem vindas, bem como aquelas que aumentam o busto também. Barrigueiras no estilo Maiô “engana mamãe” são uma boa pedida, pois criam um leve contorno na cintura, fazendo com que o quadril e o busto pareçam maiores.
Corpo Oval: Peito Grande, barriga mais saliente e quadril reto. Procure usar tops com uma boa sustentação, sem espuma e que tenham as alças largas. Dê preferência ás cores escuras e evite modelos drapeados ou muito bordados. As barrigueiras são bem vindas, desde que sejam com pouco bordado e em cores discretas. Não convém usar trajes com estampas grandes.
Como o post ficou um tanto quanto grande vou deixar para falar outras questões de figurinos em outros posts ok?
É isso!
Espero que tenham gostado
Beijo grande
Kamila
Comentarios